Conheça 6 Motivos para Implantar um Sistema de Pesagem na Indústria Farmacêutica

Se você trabalha na indústria farmacêutica, especialmente em uma planta produtiva, provavelmente já conhece a pesagem de materiais, o processo que realiza a separação dos materiais em frações exatas requeridas para a produção dos medicamentos.

Sem dúvida se trata de um processo crítico que requer segurança e qualidade em sua execução, ao mesmo tempo em que afeta diretamente o lead time de produção. 

Por se tratar de uma área e um processo tão relevante, você confere abaixo 6 motivos para implantar um sistema que torna a área de pesagem da indústria farmacêutica mais segura, produtiva e em conformidade com as normas regulatórias:

1. Segurança de pesar material e lote corretos para ordem

 A pesagem incorreta de um material pode acarretar sérios prejuízos para a indústria farmacêutica, que vão desde a perda de um lote até uma catástrofe, que seria a perda de vidas humanas.

O sistema de pesagem garante a pesagem do material correto, quantidade correta, lote aprovado e não expirado, além de assegurar o FEFO, guiando os operadores no passo a passo, obtendo o peso automaticamente das balanças, gerando alertas e registros sobre qualquer desvio no processo de pesagem e atualizando automaticamente o ERP.

Com o sistema, todos os registros são realizados com assinatura eletrônica cumprindo com a 21 CFR Part 11.

2. Ativos, compensadores e o cálculo de potência

Bastaria pesar as quantidades indicadas na ordem de produção não fosse este pequeno detalhe: potência do lote. Calcular manualmente as quantidades de ativos e compensadores consome tempo dos operadores e é um processo sujeito a erros.

Com o sistema de pesagem o cálculo é feito automaticamente, sem intervenção dos operadores que apenas realizam a pesagem da quantidade indicada pelo sistema, reduzindo os erros e ganhando tempo valioso para operação.

3. Identificação dos materiais com código de barras

A RDC nº 17 / 2010 determina que as matérias-primas sejam pesadas em recipientes corretamente identificados. A identificação manual dos containers e recipientes de materiais está sujeita a erros de preenchimento dos rótulos que podem levar a utilização indevida de materiais.

O sistema de pesagem permite a identificação dos materiais com etiquetas de código de barras que são impressas após cada pesagem. Estas etiquetas trazem impressas todas as informações da ordem, lote, material e pesagem (cabine, balança, etc.), além do código de barras que agrega agilidade e segurança, com a eliminação de entradas manuais de dados nos processos seguintes.

4. Abastecimento, FEFO e o fluxo de materiais otimizado

Como garantir o FEFO e ao mesmo tempo otimizar o atendimento no armazém? Seguramente não é com a pré-determinação dos lotes (pré-alocação) que engessa o processo e demanda movimentos adicionais no armazém, além de constantes correções nas ordens de produção.

O sistema de pesagem permite o consumo dos materiais no momento do fracionamento, permitindo que as ordens sejam liberadas sem a pré-determinação dos lotes. Com isso, o processo de abastecimento é otimizado e a pesagem ganha flexibilidade para responder rápido às alterações na demanda.

5. Controle e registro de limpeza de cabines

Você tomaria um anticoncepcional para tratar uma inflamação? Ou um anticoagulante para tratar uma febre? Pois é. O estrito controle de limpeza é um processo chave para evitar a contaminação cruzada e seus efeitos deletérios. 

O sistema de pesagem permite o controle e manutenção dos registros de limpeza de forma eletrônica, bloqueando a utilização de cabines não adequadas, além disso, o sistema permite tratamentos especiais para campanhas que não prejudicam o desempenho da área.

6. Calibração e verificação diária de balanças

Por último, nenhum sistema ajudará e tudo poderá ir por água abaixo caso as balanças da área de pesagem não estejam calibradas e verificadas. É necessário assegurar que os processos de verificação e calibração sejam executados e registrados.

Para isso, o sistema de pesagem implementa controles que permitem programar as operações de verificação e calibração. Ao obter o peso automaticamente da balança, o sistema permite realizar a verificação diária e aprovar ou reprovar sua utilização na operação, trazendo maior segurança ao processo.