Como mensurar e melhorar a produtividade de sua equipe?

Saber como mensurar e melhorar a produtividade da equipe é um grande passo na busca dos objetivos organizacionais, afinal, nenhum resultado pode ser alcançado sem ‘’gente’’ alinhada, motivada e comprometida com os resultados.

Nesse processo, é importante considerar a implementação de softwares de gestão da performance, a melhoria na comunicação interna e a definição de metas desafiadoras. Conheça essas e outras dicas ao longo deste artigo. Boa leitura!

Tenha indicadores de desempenho bem definidos

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (acrônimo de Key Performance Indicators), são uma ótima ferramenta para mensurar os resultados do time. Com eles, é possível quantificar as conquistas alcançadas. Veja alguns:

  • índice de absenteísmo;
  • número de reclamações dos clientes;
  • retorno sobre o investimento;
  • percentual de quebras;
  • número de perda de produto;
  • taxa de turnover.

A definição dos melhores indicadores pode variar bastante de acordo com cada equipe de trabalho. Se for uma equipe de produção, por exemplo, é possível acompanhar o volume de produção ou o OEE (Overall Equipment Effectiveness). Também é importante contar com um sistema que ofereça informações precisas e atualizadas, como um software de gestão da performance.

Estabeleça metas mensuráveis e desafiadoras

Segundo pesquisa da Microsoft, no trabalho, cerca de 17 horas semanais são improdutivas. Esse número é muito elevado e um dos seus principais fatores, acredite, é a falta de objetivos claros. Por isso, é crucial definir metas mensuráveis e desafiadoras.

Apenas dizer ‘’este mês precisamos produzir mais que o mês passado’’ não é uma meta. Na realidade, não tem nenhuma serventia. É preciso ser mais específico, fazer com que os trabalhadores entendam claramente o que deve ser feito e como.

Metas bem definidas aumentam a produtividade da equipe, elevam a sinergia, além de facilitarem o acompanhamento dos resultados. Com elas, também é possível desafiar o status quo, fazendo com que toda a organização conquiste resultados ainda maiores no futuro.

Conte com um bom software de gestão da performance

Cada vez mais, as empresas dependerão de tecnologia para mensurar os resultados com rapidez, assertividade e segurança. Caso contrário, ficarão em posição de desvantagem em relação às suas concorrentes, perdendo competitividade e participação no mercado.

Essa necessidade ganha ainda mais força com a chegada da indústria 4.0, também chama de era da inteligência. Hoje, mais do que nunca, é preciso de rapidez no levantamento, na estruturação e na análise dos dados empresariais desejados.

Com um software de gestão da performance, tem-se acesso às respostas para as questões mais relevantes e estratégicas para a empresa. Desse modo, será possível aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Realize avaliações de desempenho

Avaliar o desempenho da equipe é uma forma de identificar o ‘’gap’’ entre a performance atual e a desejada, ou melhor, o lapso entre o real e o ideal. Existem diversos modelos tradicionalmente usados pelo RH, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus, por exemplo.

Uma ferramenta muito mais simples foi desenvolvida por Jack Welch, ex-CEO da General Eletric. Conhecida como ‘’os 4 colaboradores de Jack Welch’’, ela cruza: os resultados entregues e os valores abraçados pelos colaboradores. Assim, é possível identificar pessoas:

  • que abraçam os valores e entregam resultados;
  • que abraçam os valores, porém não entregam resultados;
  • que não abraçam valores, mas entregam resultados;
  • que não abraçam valores e não entregam resultados.

Segundo Welch, apenas as pessoas que abraçam os valores da empresa devem ser mantidas. As demais precisam ser desligadas para que não influenciem negativamente seus colegas.

Esteja próximo para acompanhar a equipe

Um líder de equipe não deve estar apenas em uma sala, cercado por documentos e burocracia. Sua principal preocupação deve ser estar próximo ao time, avaliando se os resultados estão sendo entregues com qualidade e gerando feedback de melhoria.

Esse acompanhamento é muito importante, inclusive para estreitar os laços entre líder e liderado. Para tanto, deve-se saber delegar algumas tarefas mais burocráticas, garantindo que se tenha tempo para fazer o que realmente importa — conduzir o time à ação.

Na hora de delegar as tarefas, avalie se o seu colaborador realmente tem aptidão para isso, caso contrário, a ação só elevará o índice de retrabalho. Além disso, busque fazer um treinamento adequado e se manter disponível, por algum tempo, para eliminar eventuais dúvidas.

Implemente novos canais internos de comunicação

Por muitos anos, a indústria manteve o foco de comunicação apenas no público externo, ou melhor, nos clientes finais. Contudo, é cada vez mais importante a implementação de canais que facilitem o diálogo com o público interno, especialmente com os colaboradores.

Há diversos benefícios em um bom diálogo dentro da empresa. Por exemplo, isso contribui para identificar falhas, mitigar o número de erros operacionais, reduzir o número de conflitos interpessoais e fazer com que todos andem na mesma direção.

Para tanto, é crucial inserir novos canais de comunicação. É possível falar em redes sociais corporativas, intranet, murais de recado e softwares de gestão empresarial. A melhor ferramenta pode variar de acordo com o perfil e o tamanho de cada equipe.

Ofereça feedback de melhoria aos colaboradores

O feedback é um retorno de informação. Seu objetivo é motivar novos comportamentos ou eliminar aqueles indesejados. Em muitas empresas, ele é visto como algo negativo, que prejudica o clima de trabalho, mas esse é um grande equívoco.

Todo gestor precisa dar feedback à sua equipe de forma periódica. Dessa forma, é possível garantir que os colaboradores entendam o que deve ser feito, bem como desenvolvam competências que sejam mais desejadas pela companhia.

Não há uma fórmula para dar esse retorno, mas é crucial ter equilíbrio. Não basta só falar dos pontos negativos que precisam ser melhorados, mas também deve-se mostrar que os pontos positivos, ou seja, as coisas que o trabalhador faz de bom pela empresa, são observados.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Ao aplicar as dicas aqui citadas, será possível mensurar os resultados da equipe, bem como engajar um melhor desempenho no futuro. Isso resultará no aumento da competitividade da companhia, que se manterá na vanguarda do mercado.

Gostou do conteúdo? Está pronto para melhorar a produtividade da equipe? Aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!