Conheça a solução da ORANSYS para Pesagem e Dispensação de Matéria-Prima

A otimização de processos que abrangem um nicho específico do mercado pode parecer mais difícil do que em casos simples, comuns a qualquer área. A indústria farmacêutica, por exemplo, vivencia essa realidade. O processo de pesagem e dispensação de matéria-prima é complexo e exige um trabalho bastante cuidadoso.

Isso pode gerar certos obstáculos para quem busca automatizar e dar mais qualidade a essa atividade. Entretanto, os avanços tecnológicos e o trabalho dos especialistas no assunto mostram como é possível garantir mais eficiência na pesagem e dispensação.

Criamos este post para mostrar como a solução da ORANSYS vem revolucionando o processo. Confira!

Como funciona o sistema da ORANSYS?

O sistema da ORANSYS é um software criado especificamente para otimizar a pesagem e dispensação de matéria-prima. Hoje esse processo exige uma série de controles de segurança e de qualidade, além de soluções para garantir a eficiência do processo, incluindo a exatidão no fracionamento das substâncias manipuladas.

Automatizar esse tipo de processo pode não parecer tarefa fácil, já que ele exige o olhar atento de quem gerencia suas etapas. Entretanto, a ORANSYS elaborou a solução considerando todas as particularidades envolvidas na atividade, oferecendo um software que é capaz de operar com mais eficiência e prevenindo erros.

Ao lidar com materiais tão delicados que podem ser perdidos simplesmente pela separação em medidas erradas, é fundamental que haja um rígido controle sobre cada ação realizada. Por isso, o sistema da ORANSYS dá instruções claras aos operadores, de forma automatizada, sobre o que eles devem fazer em cada passo, assegurando os parâmetros estabelecidos para o sucesso da pesagem e da dispensação.

Atuação no chão de fábrica

Em geral, a indústria trabalha com salas ou locais específicos para execução da pesagem. Nesses ambientes, o sistema é instalado em computadores com tela touch screen e acabamento resistente a lavagens e outras operações industriais. Afinal, é essencial que essa tecnologia esteja próxima do dia a dia dos operadores para dar o devido suporte.

Sua arquitetura digital é estruturada por meio de uma conexão entre esses computadores e as balanças, assim como as impressoras e os leitores de código de barras conectados à rede da empresa. O próprio sistema de gestão do cliente é integrado à rede, possibilitando um monitoramento em tempo real dos processos.

Ao receber a "ordem de produção" com os materiais que ele deve separar, o operador é guiado em um passo a passo para que os erros sejam minimizados. Toda etapa do processo é acompanhada pelo software, no qual o operador deve indicar a conclusão — inclusive da pesagem.

Em determinado momento, o software solicita a leitura de códigos de barra que identificam os materiais para validar a utilização do material e do lote correto. Da mesma forma, o sistema tem como parâmetro o valor da pesagem e faz a comparação, comunicando-se com a balança.

As informações são enviadas diretamente para o sistema da empresa, atualizando as informações do ERP de forma automática.

Quais são os benefícios para a produção?

A automatização de qualquer atividade é um processo natural do desenvolvimento industrial. Toda empresa que almeja crescer no mercado deve investir em tecnologia para garantir procedimentos automatizados, mais eficientes. Esse é o primeiro grande benefício do sistema.

Atualmente, diversas etapas — como a inserção de informações no ERP da companhia — são feitas de forma manual. Esse é um obstáculo como na indústria, mas que a tecnologia vem solucionando aos poucos. Qualquer trabalho de cadastro de informações que configura uma rotina — ou seja, é repetido com frequência por um funcionário — está sujeito a falhas humanas.

A automatização elimina a chance de erro e agiliza o processo. Isso não vale apenas para o cadastro de informações, mas para a própria definição das tarefas a serem feitas, do início dos procedimentos e das tomadas de decisão.

Em geral, a qualidade no processo de pesagem e dispensação de matéria-prima exige grande cautela na execução das tarefas. Por mais que o resultado seja satisfatório, ele custa tempo e, consequentemente, dinheiro. A automação permite um processo muito mais rápido, sem colocar em risco a qualidade final.

A redução de tarefas manuais faz com que a empresa ganhe em produtividade, mas esse não é o único benefício. A própria gestão se torna mais eficiente com a potencialização do controle e do monitoramento sobre os processos.

O sistema da ORANSYS oferece uma interface para monitoramento online de cada sala de produção. Todo o histórico do desempenho é salvo para que possam ser gerados relatórios com, por exemplo, o que é mais pesado e qual é a duração de cada etapa.

A análise da produtividade da empresa dá mais segurança aos negócios, garantindo um nível de excelência inegável frente aos clientes. A inovação constante passa a estar presente também na pesagem e dispensação de matéria-prima, já que a empresa agora conta com dados suficientes para implementar melhorias continuamente no processo como um todo.

Qual é o diferencial do sistema da ORANSYS?

Estamos falando da melhor solução disponível para a indústria. Inovar com tecnologia de ponta permite um destaque em relação aos concorrentes do setor. Isso é fruto não só de um sistema de alta performance, mas de inovação constante em suas funcionalidades.

A função de comando de voz, por exemplo, já foi implementada para permitir a otimização ainda maior da comunicação entre os operadores e o software, dispensando a digitação na tela. A tendência é que a interface zero touch — na qual não há necessidade nenhuma de contato com a tela — seja uma realidade absoluta em breve.

Com integração por meio da Internet das Coisas (IoT), é possível levantar ainda mais informações dos equipamentos para melhorar até mesmo detalhes dos processos.

Enquanto faz a pesagem, por exemplo, o operador pode monitorar variáveis como a temperatura, umidade e pressão. Um alerta pode ser emitido em caso de medições que indiquem um ambiente inadequado.

A solução da ORANSYS carrega segurança, qualidade e produtividade para impulsionar ainda mais os negócios. Esses fatores geram redução de custo e elevam o valor da sua marca a um novo patamar.

Faça já uma avaliação na sua empresa e veja como essa tecnologia pode ser a solução que vai revolucionar os processos de pesagem e dispensação de matéria-prima!

Quer conhecer a solução com mais detalhes? Então entre em contato conosco e fale com nossos especialistas!

ORANSYS | Driving Operational Excellence

11 4436-3792