Como a tecnologia pode ajudar com o cálculo de OEE

O conceito de Eficiência Global do Equipamento — do inglês Overall Equipment Effectiveness (OEE) — mudou radicalmente a forma com que a indústria lida com suas linhas de produção. Adotar o OEE significa buscar respostas para algumas perguntas-chave.

Qual a frequência de disponibilidade dos meus equipamentos? Quão rápida é a minha produção? Quanto eu produzo sem gerar refugos? E assim, com essas informações, é possível agir para otimizar cada vez mais os processos industriais.

Entretanto, a inovação tecnológica nos trouxe diversas ferramentas que potencializaram essa estratégia. Pensando nisso, criamos este post para mostrar de que forma a Oransys pode ajudar sua empresa a calcular o OEE e usar esses dados com precisão. Confira!

A importância de calcular o OEE

Investir esforços na melhoria de processos é parte da rotina de qualquer gestor. Afinal, essa é uma estratégia obrigatória para qualquer empresa — de qualquer setor — que visa sobreviver no mercado. E com a transformação digital, essa necessidade se tornou ainda maior.

Com a competitividade cada vez mais intensa, é preciso criar diferenciais em seus produtos e serviços para estar à frente da concorrência. Entretanto, essa estratégia não funciona sem um preceito básico: a máxima eficiência dos processos de produção.

Nesse sentido, relacionar disponibilidade, performance e qualidade é fundamental. O cálculo fornece meios para otimizar processos, identificando onde estão os problemas e melhorando a produtividade.

O que a transformação digital e a Indústria 4.0 nos mostram é que hoje, sem a adoção de tecnologia especializada, o cálculo por si só não é suficiente. É preciso encontrar meios de dar a ele mais precisão e, principalmente, otimizar a aplicação das informações nas tomadas de decisão dos negócios.

É nesse ponto que a tecnologia e as soluções da Oransys se tornam diferenciais competitivos ainda mais importantes.

Como usar o OEE para aumentar a eficiência na indústria

A acelerada inovação tecnológica permite que a indústria trabalhe com Business Intelligence (BI) também na produção. Isso significa implementar em tempo real soluções que coletem, organizem, analisem, compartilhem e monitorem informações relevantes para a produtividade da empresa.

A Oransys oferece soluções personalizadas para as necessidades específicas de cada organização. O grande diferencial para aumentar a eficiência na indústria está nos gráficos gerados pelas suas ferramentas.

Para começar, são implementados sensores nas máquinas. Eles fazem análises de diversos tipos e levantam números que serão armazenados em um sistema de Big Data. Posteriormente, esses dados serão tratados e alinhados aos indicadores, fornecendo uma fonte para análise.

No BI, os gráficos são então gerados e organizados, de forma que a informação esteja disponível de forma simplificada, em poucos cliques.

Com isso, é possível tomar decisões mais eficazes em cada setor da empresa. Se a disponibilidade ou performance tem uma queda, isso é identificado com mais velocidade e as ações são tomadas imediatamente.

Além do OEE, um conjunto de sensores que, instalados em uma esteira, podem medir  temperatura, vibração, umidade, velocidade etc. Se uma anomalia é identificada, esse comportamento estranho é logo informado pelo sistema e a manutenção pode agendar uma ação, evitando que uma falha ocorra e o equipamento pare.

Em pouco tempo, é possível transformar totalmente a dinâmica interna da empresa. Os departamentos se tornam mais integrados, respondendo às demandas da produção com agilidade e elevando sua performance.

Por mais que seja possível realizar o cálculo manualmente, em planilhas ou em softwares simplificados, esses modelos estão se tornando obsoletos. Na prática, a empresa que opta por eles acaba sempre tomando decisões com certo atraso, além de ter menos precisão na identificação das causas de cada problema.

O que uma solução completa como as da Oransys oferece é a possibilidade de transformar os dados coletados em informações relevantes para acelerar e garantir a eficácia das decisões tomadas.

Para entender os impactos na rotina da sua empresa, falaremos a seguir dos benefícios de adotar um software para o cálculo de OEE.

As principais vantagens de usar um software para calcular OEE

Integração de áreas

Implementar uma solução para realizar o cálculo de OEE é um passo essencial para uma integração de processos e setores. Os dados coletados com precisão pelo sistema da Oransys, por exemplo, são cruzados com outros indicadores no sistema de BI. Como resultado, são gerados insights para resolver problemas e melhorar a produtividade da empresa.

Consequentemente, os diferentes setores podem atuar com mais sinergia, pois tomam os objetivos estratégicos da empresa como referência e fazem uso da mesma fonte de dados. Essa integração é o coração da Indústria 4.0, pois permite uma comunicação em tempo real, com ações pontuais e mais eficazes visando o mesmo resultado.

Coleta e processamento inteligente de dados em tempo real

O objetivo central do uso de sensores é minimizar as paradas, aumentando disponibilidade e performance. Isso é feito pelas soluções Oransys com base em três pilares: a captura de dados em tempo real (sensores), o armazenamento em nuvem para acesso remoto das informações e o processamento no BI.

As análises mostrarão qual o modelo de maior eficiência para a rotina da empresa — qual produto deve rodar em qual linha, qual turno tem melhor rendimento, etc. Em uma produção de embalagens, por exemplo, o sensor identifica o fluxo de passagem dos produtos e envia ao software os dados de disponibilidade, performance e qualidade para o cálculo automático do OEE.

Automação de processos

Quando falamos em análises inteligentes, significa que os próprios softwares geram gráficos e informações já mastigadas, fáceis de compreender. Esses insights dificilmente seriam tidos com base em um cálculo manual e em análises feitas por humanos. Afinal, há um gigantesco e complexo volume de dados a serem cruzados.

O que as soluções da Oransys permitem é a automação de processos, fazendo com que o Business Intelligence não seja uma ferramenta de uso esporádico, mas parte da estratégia de sua empresa. A análise dos dados é integrada à rotina da produção, fazendo com que a melhoria contínua se torne uma realidade.

Com a disponibilidade de acesso remoto, é possível consultar a qualquer momento o OEE e seus parâmetros — e isso pode ser feito de um computador, tablet ou smartphone, sempre com dados atualizados em tempo real. Resumidamente, é a integração total da inovação tecnológica nos processos da sua empresa.

Como você pode ver, a Indústria vem passando por uma intensa revolução e a Oransys ajuda sua empresa a fazer parte dela. Se quer saber como esses processos podem ser implementados no contexto específico da sua fábrica, conheça as nossas soluções!

ORANSYS | DRIVING OPERATIONAL EXCELLENCE

+55 (11) 4436-3792