5 estratégias de como aumentar a produtividade na indústria

Diante da grande competitividade do mercado atual, muitos empreendedores se questionam: como aumentar a produtividade na indústria? Existem algumas estratégias que são imprescindíveis e podem fazer toda a diferença na gestão de um negócio, independente do ramo no qual está inserido. Isso ajudará a empresa a ter um diferencial diante da concorrência.

As organizações, muitas vezes, não mensuram o custo da improdutividade, porém, se realizassem um pequeno levantamento, notariam que em vez de simplesmente demitir um funcionário, poderiam reduzir custos eliminando os verdadeiros vilões da sua gestão.

Por isso, para ajudar as empresas que precisam de estratégias para aumentar a sua produtividade, apresentaremos cinco ações que ajudarão a otimizar a gestão do negócio. Acompanhe!

1. Utilize dados atualizados e de forma inteligente

Umas das principais estratégias de como aumentar a produtividade na indústria é a utilização de dados atualizados e de forma inteligente. O sensoriamento das linhas de produção envolve ações para levantar dados e informações, além de permitir a supervisão e as análises em tempo real de todas as operações de equipamentos e da planta de produção.

Outra ferramenta que está sendo usada para permitir tanto a análise da produtividade em busca de melhor rendimento operacional e comercial, quanto o monitoramento remoto, é a virtualização da planta de produção.

Em um caso específico de uma montadora de automóveis, grandes plantas industriais costumam criar polos concentrados nos fornecedores, tornando possível dar mais competência e criar uma comunicação mais transparente entre sistemas e máquinas.

Estas ações, além de tornarem o processo industrial mais dinâmico e inteligente, reduzem os custos ao evitar desperdício de tempo, problemas de fornecimento e interrupções não programadas das linhas de produção.

As organizações, ao terrem os dados corretos e de forma automática, podem concentrar seus esforços no aumento da produtividade, não tendo a obrigação de retirar profissionais de suas áreas de atuação para realizarem a coleta e a organização dos dados e informações.

Depois de organizados as informações e os dados, a organização obtêm vantagens, como a economia de tempo, o acesso a relatórios eficientes e a redução de custos operacionais. Dessa forma, esse investimento melhora a qualidade e a produtividade do trabalho desempenhado pelas equipes.

2. Acompanhe e controle os processos

É muito importante exemplificar ao máximo para os novos usuários, quando um sistema, que ocasionará em uma nova rotina, é implantado. Recrie todas as possibilidades de utilização, interrogue e compreenda o que é imprescindível para a rotina dos novos utilizadores do sistema.

Não se deve assumir todas as funções. Deixe bem claro caso não consiga avançar em determinada atividade e busque a ajuda de pessoas de outras áreas da empresa. Acompanhe todas as equipes do projeto e as dificuldades de cada membro. Envolva outras áreas, pois a dúvida pode ser a mesma em outros segmentos.

Alguns softwares, como por exemplo o de OEE é uma poderosa solução de gerenciamento e controle dos processos. Esse sistema automatiza a coleta de informação e possibilita o controle do processo em tempo real.

3. Invista em Internet das Coisas

Investir em Internet das Coisas, a fim de projetar mais longe o crescimento da sua empresa, é uma excelente estratégia. Por meio dos dispositivos conectados, os processos de automatização possibilitam que as organizações aumentem muito sua produtividade, diminuindo o tempo com ações que são mais burocráticas. Como exemplo, temos a seguinte situação: É final de mês e como diretor da produção preciso entregar o previsto no PMP – Plano Mestre de Produção. Hoje com soluções inteligentes já é possível saber em tempo real o desempenho da minha produção, se estou na meta, se os equipamentos estão com uma performance esperada, qual a temperatura e vibração dos motores. Isso mesmo, hoje já conseguimos monitorar a temperatura e vibração do motor e de forma preditiva saber com certeza quando um motor irá quebrar.

4. Aposte em armazenamento de dados na nuvem

Os processos de armazenamento na nuvem têm se tornado cada vez mais comum em médias e grandes empresas. A cloud computing, muitas vezes promovida por meio de um browser, melhorou a resposta dos processos organizacionais. Agora é possível acessar os serviços e bancos de dados corporativos, possibilitando e agilizando a resolução de problemas e o próprio cotidiano da empresa.

Com a otimização dessa ferramenta, sua organização passa a ter maior flexibilidade, resiliência e adaptabilidade. Tudo isso é muito bom, quando se têm em vista as muitas incertezas do atual mercado. A relação entre cloud computing e produtividade tem sido cada vez mais usada por várias empresas de diversos ramos.

Com maior resiliência, segurança, agilidade e resistência, seu negócio se torna mais competitivo. A capacidade de achar problemas nos processos organizacionais e, também, a de responder a eles proporciona um aumento na produtividade e uma grande vantagem sobre empresas concorrentes.

5. Invista em comunicação

A produtividade na indústria também passa por uma legítima troca de informações entre todos os profissionais, da produção até a alta liderança. Isso quer dizer que há a necessidade de uma comunicação bastante clara e eficiente — sendo os ruídos considerados empecilhos para que os dados e informações circulem corretamente entre os setores.

E, com isto, os projetos não caminham como deveriam e o trabalho acaba ficando incompleto. Com o ruído, o tempo de resposta a um problema de produção será muito maior e ineficiente. É necessário que os canais de comunicação sejam muito bem desenhados e alinhados em todos os níveis, a fim de que todos conversem de maneira ágil.

Em síntese, focar em estratégias de como aumentar a produtividade na indústria é muito importante para que a produção da organização seja satisfatória e atenda à demanda do negócio. Sendo assim, jamais deixe de lado as reais necessidades de seus colaboradores e invista na tecnologia como a sua maior aliada, a fim de alcançar o sucesso almejado.

Agora que você conhece algumas dicas de como aumentar a produtividade na sua indústria, entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Basta acessar a nossa página!