Qual o impacto da internet das coisas na gestão?

A internet das Coisas ganhou muito espaço em diversos mercados, inclusive, nos que estão relacionados à produção de manufatura e à indústria no geral, fornecendo um apoio relevante nas suas respectivas áreas de gestão.

Podemos dizer que a Internet das Coisas faz parte da 4ª Revolução Industrial - ou Indústria 4.0 - em que as máquinas trabalham com um grande suporte da tecnologia, o que torna qualquer linha de produção mais inteligente e alcança um alto grau de eficiência.

Preparamos este conteúdo exclusivo para que você possa ter uma ideia do impacto da Internet das Coisas na gestão das empresas. Continue conosco!

O que é a Internet das Coisas?

Antes de mais nada, é importante você saber que a IoT (sigla para Internet of Things) se trata de um conceito do mundo da computação que explica a junção de vários equipamentos, sendo que eles estão conectados à web ou a qualquer tipo de tecnologia que facilite a troca de dados.

Para você ter uma ideia, estamos falando de algo que vai muito além dos dispositivos que estamos acostumados a ver conectados entre si, como computadores, smartphones e tvs. Com a Internet das Coisas é possível trazer inteligência para geladeiras, sistemas de vigilância, objetos pessoais e para a indústria.

Hoje, qualquer ambiente físico, seja ele uma empresa, seja uma casa, pode ser controlado quase que totalmente de forma remota, tudo isso graças a sensores e outras aplicações de monitoramento que fazem parte do universo da Internet das Coisas.

Como a internet das coisas se aplica à indústria?

Quando se trata de indústria e linhas de produção, no geral, há uma grande necessidade de manutenção, monitoramento e controle de qualidade, visto que qualquer falha nesses processos pode prejudicar - e muito - o negócio.

Nesse cenário, a Internet das Coisas pode ser utilizada para atuar na melhoria de itens que estão relacionados a isso, tal como aumentar a confiabilidade da produção, promover avanços na verificação da qualidade de todos os processos, agir fortemente na redução de custos, bem como aumentar a segurança e a vida útil dos equipamentos.

Na prática, quando a fábrica utiliza sensores, câmeras e outros dispositivos para realizar esse trabalho preventivo - e também de aprimoramento -, a sua gestão só tem a ganhar. Isso porque, vai ser possível antecipar a ocorrência de qualquer transtorno com a aplicação de ações corretivas, além de garantir que a linha de produção esteja sempre operando com o máximo de performance e disponibilidade.

É possível também trabalhar com mais inteligência, no sentido de realizar análises de dados de forma mais assertiva, o que acaba trazendo mais competitividade para o negócio. Afinal, vai ser muito mais fácil verificar a produtividade das máquinas, bem como o seu desempenho ao longo do tempo.

Quais os impactos da Internet das Coisas na gestão?

Por fim, preparamos uma lista com 5 dos principais impactos que a Internet das Coisas pode trazer para a vida dos gestores que trabalham no ramo:

Segurança da Informação

Vivemos na era da informação, e sabemos que a gestão desse ativo virou um dos assuntos prioritários para qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação. A Internet das Coisas pode ser de grande valia para ajudar a trazer mais cuidado nesse assunto.

Com ela, a confiabilidade dos dados produzidos conta com uma precisão muito maior, pois tudo vai ser registrado em bancos de dados dos sistemas com poucas chances para a ocorrência de qualquer erro. Tudo isso resulta, consequentemente, numa maior segurança da informação.

Sabemos que qualquer vulnerabilidade na proteção de informações pode ser crucial para a sobrevivência do negócio. Então, reforçamos que a IoT oferece os seus mecanismos para que não haja problemas relacionados a essa questão.

Análise de performance

Outro ponto importante é a análise de performance, que pode ser muito bem aplicada às máquinas industriais, por exemplo. Sabemos que acompanhar isso nem sempre é algo que está ao alcance do gestor. Porém, utilizando a IoT tudo fica mais fácil, principalmente para entender quais máquinas e linhas de produção estão precisando de uma atenção maior.

Dessa forma, vai ser possível agir para que os setores que estão com uma produtividade abaixo do esperado possam ser reparados por meio de manutenção ou até da substituição do equipamento, caso seja necessário.

Redução de custos

Tenha em mente que a IoT é um investimento, e não um custo. Aliás, podemos ir além: ela ajuda a reduzir qualquer custo da empresa que seja desnecessário. É muito comum encontrarmos fábricas que tenham alguma deficiência na sua produção. Um dos motivos é que seus equipamentos têm falhas provenientes de falta de manutenção ou simplesmente da má utilização.

Com o apoio da tecnologia é possível monitorar toda a produção e oferecer a manutenção necessária quando for preciso. Isso vai contribuir para que os equipamentos estejam sempre conservados, o que evita custos grandiosos de reparos e reposições precoces no futuro.

Automação de processos

Outro impacto relevante está na automação de processos. Isso acontece porque, hoje, muita coisa é feita de forma manual, e é muito comum que essa ação consuma um tempo relevante. Por isso, contar com a tecnologia para tornar tudo mais automático é um grande impacto.

Então, tenha em mente que, utilizando o apoio dessa tecnologia, vai ser possível ganhar agilidade na linha de produção sem perder qualidade, algo muito importante atualmente se levarmos em consideração o tamanho da concorrência no mercado da indústria.

Auxílio na tomada de decisão

Por fim, trazemos aqui o fato do quanto a Internet das Coisas pode auxiliar os gestores na tomada de decisão. Afinal, a análise de dados é fundamental para que todas as decisões sejam bem embasadas.

Mais do que automatizar e facilitar processos, a IoT produz dados de acordo com o que está ocorrendo na operação da empresa. Dessa maneira, o processo de análise por parte da gestão da empresa vai ser muito mais tranquilo e pode ajudar a garantir que não haja danos relacionados à competitividade.

Viu só o quanto a Internet das Coisas pode ser uma grande aliada da indústria? Então, não perca tempo e procure dar os próximos passos para contar com esse tipo de recurso na sua empresa!

Vamos conversar um pouco mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

 

ORANSYS | DRIVING OPERATIONAL EXCELLENCE

+55 (11) 4436-3792